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Objetivos das aulas de informática

As aulas de informática têm como objetivo favorecer aos alunos condições que propiciem a construção do conhecimento através da utilização do computador, interagindo com a máquina e o meio, oportunizando o desenvolvimento das habilidades cognitivas, motoras, afetivas e sociais.

Objetivos específicos da informática:
 * Desenvolvimento da coordenação motora fina;
 * Desenvolvimento da coordenação espacial;
 * Desenvolvimento do senso de direção;
 * Exercitar o raciocínio lógico;
 * Reconhecer e identificar semelhanças e diferenças;
 * Reconhecer e associar sons;
 * Classificar e ordenar;
 * Desenvolvimento da criatividade;
 * Desenvolvimento da concentração;
 * Dedução e resolução de problemas;
 * Desenvolvimento do vocabulário;

Quando a Informática  Educativa é bem planejada e implantada, o individuo só tem a ganhar ao trabalhar com jogos, ou qualquer outro tipo de software que lhe de a possibilidade de aprofundar, reelaborar, ou até iniciar a construção de um conhecimento inserido em um contexto que respeite o seu processo de desenvolvimento e por conseguinte esteja em consonância com os objetivos próprios da escola.

Cada atividade das aulas de informática é realizada respeitando a faixa etária de cada aluno.
Para saber das atividades desenvolvidas na escola acesse o nosso blog:


Softwares utilizados
Tux, Comando da Matemática
Objetivos:
Uma das bases da matemática é o raciocínio rápido, e aprender a desenvolvê-lo é a tarefa mais divertida que há.
Tux, Comando da Matemática ensina às crianças a pensarem de forma rápida, desenvolvendo assim lógica matemática e a velocidade de raciocínio. O software trabalha com as quatros operações matemáticas – adição, subtração, divisão e multiplicação.
Link:  http://www.baixaki.com.br/site/dwnld45841.htm


RI  - LI

Objetivos:
O objetivo do jogo é recolher os vagões de trem que aparecem no percurso, aumentando a extensão de seu veículo. Após concluir cada um dos níveis de jogo, uma pergunta relacionada à Declaração Universal dos Direitos Humanos é feita ao jogador, e acaso ele acerte, ganha 50 pontos extras. As perguntas são simples e só auxiliam as crianças a aprenderem melhor a ordem dos artigos, o que acaba facilitando a absorção do conteúdo da declaração.
Link:  http://www.baixaki.com.br/download/ri-li.htm

Tux Paint  

Objetivos:
Tux Paint é um programa educativo perfeito para incentivar a criatividade das crianças utilizando ferramentas simples de desenhos no computador.
Todas as ações têm sons característicos e empolgantes, além de serem guiadas pelas mensagens do simpático pingüim chamado "Tux". Assim, não é necessário ter nenhum conhecimento em informática para poder aproveitar todas as suas ferramentas, já que o seu uso exige apenas alguns cliques pela tela e a escolha das funções mais apropriadas.
Além de poder colorir algumas figuras prontas, as crianças também vão poder criar os seus próprios desenhos, com direito a carimbos e uma série de efeitos especiais que deixam os usuários soltarem a imaginação, incluindo efeitos de arco-íris, escurecer, clarear, quadriculado, negativo, desenho animado, fagulhas e muitos outros.
Link: http://www.baixaki.com.br/download/tux-paint.htm

GCOMPRIS  

Objetivos:
GCompris é um pacote de atividades educacionais que ajudarão a desenvolver o raciocínio e o conhecimento de crianças entre 2  e 10 anos de idade. São inúmeras atividades diferentes que auxiliarão na educação de seus filhos, através de brincadeiras e orientações lúdicas.
Este software possui divididas em diversas categorias, de forma a melhor organizar cada uma delas.  As categorias existentes são: Descoberta do computador (digitação simples, mouse, etc.), Atividades de Descoberta (através de cores, sons, memória), Atividades de Experiência (baseadas em movimentos físicos), Atividades de Divertimento (baseadas em brincadeiras e desenhos).
Link: http://www.baixaki.com.br/download/gcompris.htm

Além desses softwares é utilizado também sites como o iguinho.ig.com.br/ que possuí uma série de atividades educativas.


Livro produzido pelos alunos da EJA: